O monitoramento de mídias sociais é um recurso de pesquisas muito bem direcionadas com o objetivo de lhe dar informações relevantes sobre sua marca. O que estão falando sobre ela, qual os passos da concorrência em relação a seu produto e, basicamente, como ela é vista nas redes sociais como um todo.

Embora visivelmente muito útil, o monitoramento não é uma prática integralmente difundida ainda, portanto, é necessário que alguém prestes a fazer seu primeiro trabalho de monitoramento receba algumas dicas de como iniciar o processo.

Com base em pesquisa e experiências de sucesso, trazemos aqui os cinco principais passos norteadores de um bom monitoramento de mídias sociais para você também ter ótimos resultados e contribuir para sua marca.

 

  1. Defina um objetivo

O monitoramento é uma prática muito ampla e, portanto, se insere em diversos objetivos distintos e pode lhe ajudar das mais variadas formas. Tendo isso em vista, é importante destacar que sua marca tenha um objetivo bem direcionado a respeito do uso que será empregado ao monitoramento, afinal de contas, são muitos dados que são recebidos das mídias sociais, e é necessário apontar o uso deles.

Entre exemplos de objetivos possíveis para o monitoramento, temos: acompanhar as reações positivas e negativas sobre sua marca nas redes; agilizar o suporte técnico e atendimento a consumidores; ficar de olho no mercado em que sua marca atua e do que ele precisa em dado momento.

 

  1. Decida o que monitorar

Como já mencionado, o monitoramento é um recurso amplo. Logo, é essencial utilizar esta prática com as palavras-chave corretas e compatíveis com o seu objetivo que foi acertado no passo anterior.

Para citar exemplos básicos do quê deve ser monitorado nas mídias sociais por meio de palavras-chave, temos: o nome de sua marca; o nome de seus principais concorrentes; o mercado em qual sua marca se insere; nome dos principais executivos e diretores.

 

  1. Tenha planos de atuação pré-definidos

Durante a prática do monitoramento, você e sua equipe vão se deparar com diversas situações complicadas, mas que, com o tempo, é possível perceber que se repetem.

Para lidar de forma eficiente e rápida com essas questões, é muito importante que a marca já possua um “protocolo” e uma “política” de como agir frente a eventuais situações negativas ou que abrem espaço para um posicionamento da empresa.

Defina planos de como agir frente a crises gerais de sua marca, a posts de crítica realizados por blogueiros e figuras relevantes das mídias sociais e a comentários raivosos de consumidores revoltados em sua página. Padronizar a resposta da marca é fundamental.

 

  1. Envolva as pessoas certas

Com as mídias sociais, marcas e pessoas possuem uma capacidade quase infinita de atingir o mundo externo com suas publicações e produtos. No entanto, na maioria das vezes, essa estratégia não é boa para uma empresa que quer crescer e que, portanto, deve focar suas ações em possíveis futuros consumidores.

Com isso em mente, é importante direcionar suas ações nas redes sociais para as pessoas certas, que se enquadram em um perfil específico e médio de quem deve comprar seu produto. Por meio do próprio monitoramento e/ou outros recursos (como uma pesquisa aberta, por exemplo), é possível determinar que perfil é esse e, com essa informação, atingir as pessoas corretas e aumentar seu rol de clientes.

 

Tools

  1. Tenha as melhores ferramentas

Não só para fazer o monitoramento, mas também para outros recursos voltados para mídias sociais que lhe darão melhores resultados, é necessário que se escolha boas ferramentas, programas e aplicativos.

 

A escolha de um bom recurso decidirá se os dados que você obter serão atualizados ou não, bem compilados ou não. Assim, será possível aplicar todos os passos aqui contidos de forma eficaz e, principalmente, inteligente.

 

Quer saber mais como monitorar suas mídias sociais? Entre em contato com a gente!

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