Hoje em dia há poucas certezas na vida: e uma delas é que Social Media Listening funciona!

Mas, com perdão do trocadilho, parece que muitas empresas ainda não ouviram direito! Segundo o relatório Exact Target’s 2014 State of Marketing, apenas 60% das áreas de marketing afirmaram ter usado social listening em 2013 – e isso nos Estados Unidos, que já está alguns passinhos à frente do Brasil.

Para quem ainda não se convenceu, vamos mostrar aqui 8 benefícios de ouvir as medias sociais antes, durante e depois de suas campanhas e ações.

  1. Poder escutar o que o mundo diz sobre a sua marca

Se você só tiver tempo ou recursos para monitorar apenas uma coisa, opte por acompanhar as menções de sua marca. Ao ouvir atentamente o que andam falando sobre você (tanto clientes quanto prospects), você pode gerar leads, fortalecer os laços com a sua base de usuários, controlar a sua reputação e antever e até evitar cenários que possam prejudicar sua imagem. Uma maneira de construir a credibilidade de sua marca é rapidamente responder às perguntas, fornecer soluções para os problemas de atendimento e, sobretudo, identificar oportunidades de negócios.

  1. Saber o que a concorrência anda falando. E o que os clientes deles andam falando!

Há uma chance muito grande de que seus concorrentes já estejam te monitorando – e você não pode ficar aí parado enquanto eles acompanham toda a sua estratégia. Isso porque monitorar as menções de marca de concorrentes traz várias vantagens: você toma conhecimento dos problemas deles e pode atrair os clientes deles para as suas soluções; consegue entender as proposições de valores deles e acompanhar as novidades de portfólio. Você pode, inclusive, aproveitar para ouvir o que os clientes de seus concorrentes estão dizendo, a fim de ter insights para desenvolver novos produtos e funcionalidades.

O que os clientes de seu concorrente estão dizendo?

  1. Ter inspirações para um novo post do seu blog

O trabalho diário de pensar em novas ideias para um blog é bem cansativo, não é? Mas você pode minimizá-lo ao usar o social media listening como fonte de inspiração. Comece ouvindo líderes de sua indústria, concorrentes e seu público-alvo, para saber quais os anseios deles, quais são as tendências do segmento ou do mercado etc. Sem contar que você pode descobrir exatamente o que seu público precisa! Dessa forma, você pode planejar seu conteúdo para que ele seja realmente útil, sensível e relevante, e que sua audiência fique feliz ao interagir e compartilhá-lo.

  1. Conversar com prospects e entender as necessidades deles

Um cliente potencial acabou de compartilhar seu post no Linkedin. Que tal entrar em contato com ele para continuar o relacionamento? O social listening é uma ótima maneira de identificar oportunidades de negócios potenciais e transformá-las em leads. Dica: antes de investir tempo no relacionamento, pesquise sobre a pessoa ou a empresa em questão para saber se ela é de fato relevante para o seu negócio.

Converse com prospects e entenda as necessidades deles

  1. Fazer parte do pequeno círculo de influenciadores da indústria

Líderes da indústria geralmente têm centenas – até milhares – de seguidores. Não seria ótimo se conectar com alguém que exerce tanto poder social? Navegue pelo Twitter, pesquise no Google e acompanhe os principais blogs de seu setor para levantar uma lista de influenciadores. Estes tipos de pessoas geralmente gostam de compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre os produtos, e se construir um bom relacionamento, elas podem se tornar defensores da sua marca. Além do potencial de conseguir um excelente embaixador para a sua empresa, siga influenciadores para obter insights sobre sua indústria e também compartilhar, comentar ou fazer perguntas sobre as atualizações que eles postam.

  1. Monitorar palavras-chave e suas variações

A mesma estratégia aplicada aos alertas de notícias, em que você monitora menções de palavras-chave em mídias online e blogs, você deve aplicar ao social listening. Tenha em mente que você deve acompanhar keywords gerais e nichos que estão associados à sua indústria. Leve em consideração que uma palavra pode ter diversas variações – e até grafias. Por exemplo, para monitorar menções de social listening, acompanhe: 1) “social listening”, 2) “monitoramento de mídia social”, 3) “mensuração de mídias sociais,” 4) “listening “, 5) “inteligência de mídia social” etc.

  1. Fazer novos amigos – e manter os atuais!

Transformar um lead num cliente é só o primeiro passo do processo. Gerar leads é muito bom, mas mantê-los leais à sua marca é o mais importante. Faça seus clientes felizes, siga-os nas mídias sociais, agradeça quando eles recomendarem seu produto ou serviço ou compartilharem seu conteúdo. Nada é mais importante do que manter a sua base de usuários existentes e fazer com que se sintam valorizados. O social listening deve ser usado para atrair novos públicos e reforçar as relações com os que você já tem.

Transforme um lead num cliente

  1. Criar produtos e serviços ainda melhores

Seu produto já é ótimo, não é? Mas a gente sabe que sempre dá para melhorar. Dúvida? Estão escute o que os outros têm a dizer sobre ele – ou sobre o da concorrência. Todos os 7 pontos anteriores podem – e vão – contribuir para a melhoria do seu produto ou serviço. O brainstorming interno tem um teto – que é a parcialidade dos envolvidos. Portanto, use o social listening para transformar atingir seus verdadeiros usuários e entender exatamente o que eles querem.

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