Cada vez mais populares e discutidos na publicidade, os influenciadores digitais são pessoas que, por compartilharem conteúdos como suas rotinas, análises de produtos, dicas e “tutoriais” em diversos ramos, são capazes de motivar seus seguidores a tomarem certas ações ou comprarem determinadas mercadorias.

 

No Brasil, nomes amplamente conhecidos como Gabriela Pugliesi (saúde e fitness) e Mariana Nolasco (música) constituem as opções mais famosas. No entanto, em muitos casos, pode ser mais interessante que se invista em perfis com bem menos seguidores (os “micro influenciadores”), mas que são próprios do nicho de sua marca. Assim, uma porção maior do público se identificará com o produto.

 

A publicidade por meio de influenciadores se tornou essencial para o crescimento de muitas marcas jovens, e hoje é utilizada até mesmo por multinacionais consolidadas. Quando explorado do jeito certo, o anúncio por influenciadores digitais pode ser muito efetivo.

 

Como começar a anunciar com influenciadores

É fundamental escolher em quais perfis você investirá para impulsionar sua marca com o máximo de efetividade possível. Como já foi dito, nem sempre as opções mais óbvias e conhecidas são as ideais, pois os micro influenciadores podem ser alternativas mais interessantes.

 

A princípio, considerar três questões importantes:

  1. Quem você quer atingir? É um público abrangente ou específico?
  2. Qual seu objetivo? Vender um produto ou aumentar sua popularidade?
  3. Quais métricas você utilizará para avaliar o sucesso do investimento?

Com essas três reflexões, ficará mais fácil entender qual o influenciador certo para o seu negócio. Isso definirá qual mensagem você quer passar, por meio de quem e em qual formato (vídeo, postagem de blog, tuíte, etc.)

 

Como achar influenciadores

Por conta própria, você pode achar influenciadores digitais relevantes por meio da busca das próprias redes sociais, especialmente quais perfis estão comentando sobre a sua área de interesse. Também é possível utilizar o Google e ferramentas mais avançadas (e mais precisas) como a Brandwatch Audiences.

 

Muitas vezes, também, é interessante consultar o público diretamente. Perguntar quais são suas referências, ou mesmo acompanhar seus perfis para entender qual a melhor estratégia.

 

Características de um bom influenciador

É importante ficar atento à veracidade dos seguidores do perfil que você está considerando em investir. Há muitos relatos de influenciadores com seguidores falsos, portanto, é essencial verificar se realmente ele possui todo o engajamento que aparenta.

 

Dicas para avaliar a qualidade do perfil do influenciador:

  1. Avalie o tipo de seguidor e de comentário que esse perfil recebe;
  2. Solicite dados de tráfego em seu site e redes sociais;
  3. Solicite informações de empresas que já o contrataram no passado;
  4. Utilize ferramentas para este fim, com o Brandwatch Audiences.

 

Como trabalhar com influenciadores

Apesar da imagem de informalidade que alguns perfis possam passar, é melhor, para ambos os lados, que a comunicação seja feita de forma totalmente profissional desde o primeiro contato.

 

É de fundamental importância que o projeto tenha diretrizes claras para evitar problemas futuros, tais como:

  1. O que é esperado do influenciador na produção das postagens pagas;
  2. Quantas postagens serão feitas, e qual o formato;
  3. Quanto tempo o projeto durará;
  4. Quão frequentemente as partes se comunicarão no curso do projeto;
  5. Quais métricas serão utilizadas e reportadas;
  6. Regras quanto ao pagamento.

 

Como analisar os resultados de seu investimento

Em geral, é interessante que o próprio influenciador tenha ferramentas que possibilitem o envio de algum tipo de relatório a você quanto aos resultados do projeto.

 

No entanto, nada impede (e é aconselhável, inclusive) que você tenha suas próprias métricas para avaliar se o investimento naquele perfil foi um sucesso.

 

É possível, de maneira mais simples, manualmente ver se a campanha está funcionando apenas checando com atenção se as postagens pagas estão dando os retornos esperados (número de visualizações, interações, comentários, o que está sendo comentado, etc.)

 

Além disso, ferramentas como a Brandwatch Analytics são métodos mais precisos de métrica, e que te ajudarão ainda mais a tomar melhores decisões quanto a investimentos que vão muito além da contratação de influenciadores.

 

Photo de Jon Tyson em Unsplash

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *