O mundo dos negócios e o mercado de trabalho nos ensina que uma boa concorrência é uma das melhores formas de estímulo para um empreendedor ou para uma marca encontrar uma boa fonte de empenho e bons resultados.

 

Não poderia ser diferente no mundo do social media, dos publicitários e dos profissionais de marketing e relações públicas. As excelentes ferramentas de análise de mídias sociais disponíveis hoje em dia são formas inovadoras e práticas de obter bons resultados para sua marca. No entanto, é sempre bom lembrar que a sua empresa pode não ser a única que utiliza tais ferramentas, e estar à frente da concorrência é essencial para se destacar no meio de tantos novos empreendimentos e ideias.

 

“Benchmarks” são testes comparativos que colocam lado a lado a sua marca e outras no mercado, com o objetivo de descobrir o que está dando certo ou errado do lado de lá, e te ajudar a tomar decisões mais inteligentes. Isso significa ter um alto padrão comparativo e, ao mesmo tempo, identificar quais estratégias se deve evitar baseando-se puramente na experiência de seus concorrentes.

 

Escolhendo os concorrentes certos

Benchmarks comparativos devem ser ferramentas que tracem, de forma clara, um paralelo entre a sua marca e alguma outra, no sentido de avaliar desempenho, estratégias, resultados, reações das mídias sociais, etc. Por este motivo, é fundamental que seja um recurso bem direcionado, sendo essencial que se escolha as marcas corretas que serão colocadas lado a lado à sua.

 

A opção mais comum e segura é focar nos seus concorrentes mais próximos. Aqueles que já competem com a sua marca há mais tempo, que possuem características semelhantes e que possuem um porte parecido. Esse tipo de concorrência (a mais óbvia, por assim dizer), é a que mais merece atenção no curto-médio prazo, e utilizar benchmarks a seu favor nessa situação trará valiosas lições de como crescer mais rapidamente e evitar erros que a competição já cometeu.

 

Além de seus concorrentes de sempre, é importante utilizar todas as ferramentas a seu dispor de análise de mídias sociais para identificar possíveis ameaças que estão atuando às escondidas. Seja uma empresa de menor porte que está conquistando uma grande fatia de mercado em pouco tempo, ou uma marca de outro segmento que, gradualmente, está se aproximando de seu público-alvo. Rastrear as ações daqueles que podem se tornar seus concorrentes em um futuro distante também é uma maneira inteligente de utilizar os benchmarks.

 

Monitoramento de concorrentes

 

Quais critérios da concorrência analisar e como?

Se o recurso de benchmark é uma ferramenta comparativa, é necessário que se possua informações acerca de ambos os dados a serem colocados em paralelo para se ter um resultado preciso. Visto que as informações de sua própria empresa não são difíceis de se obter, o problema aqui é: como obter informações precisas da concorrência?

 

Nesta situação que se encaixam as tantas outras ferramentas de social media presentes no mercado, que irão apontar quais caminhos seus concorrentes estão mirando. Quais suas estatísticas, seus desempenhos, suas avaliações perante o público, etc. Esse tipo de informação gerará poderosos parâmetros para serem comparados em seus benchmarks, trazendo resultados preciosos e bem direcionados.

 

É nesse cenário que entram empresas que prestam serviços de social media management. Com uma variada gama de eficientes ferramentas para as mídias sociais, elas podem ajudar sua marca a obter informações relevantes sobre seu desempenho nas redes, de forma a melhorar seus resultados, ultrapassar a concorrência e estabelecer padrões confiáveis de comparação em benchmarks e outros recursos analíticos.

 

O benchmarking de competidores é apenas um dos vários que podemos fazer por você. É possível encontrar as menções individuais por trás das estatísticas clicando nas métricas das ferramentas. Para que possamos te mostrar como fazer isso, agende uma demo conosco.

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