Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.

 

Esse consumidor sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.

 

1 – O objetivo desse estudo é entender onde o público que fala sobre produtos conscientes está no ambiente online e físico, assim como quem é, quais seus interesses e principais tópicos citados nas conversas.

 

2- Como o Instagram é uma rede que retrata e inspira estilos de vida, ela é amplamente utilizada para se falar de produtos sustentáveis/conscientes. Nessa rede foi percebido um grande número de marcas publicando sobre o assunto, muito maior do que usuários. As marcas desse nicho viram o Instagram como uma forma de divulgar seu trabalho e encontrar seu público de maneira mais fácil, o que aparenta estar dando certo.
 
É notável que no Twitter os usuários são os que mais publicam, e não as marcas, podendo ser um novo canal a ser explorado.
  
 
 
 
 
 
3 – Rio de Janeiro já pode ser considerado um polo emergente de produtos e marcas com pegada consciente e sustentável, com vários eventos de pequenos produtores e incentivando o consumo local, a cidade aparece em primeiro lugar na lista, seguida por Porto Alegre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4 – O público feminino é o que mais se engaja e tem interesse pelo assunto, sendo 61% das publicações. Interesses e profissões ligadas à economia criativa são as mais expressivas dentre os dados analisados.
 
 
 
 
 
 
 
5- Moda é o termo mais citado, demonstrando que esse é o nicho de produtos conscientes mais explorado.
 produtos-conscientes5
 
 
Os produtos conscientes e sustentáveis são muito ligados a produção artesanal e em pequena escala, com um movimento crescente de novos produtores e artistas.
 
Couro Eco também é um termo bem utilizado, são muitos produtos que utilizam esse material como alternativa ao couro normal.
 
Produtos de decoração que fazem reuso de materiais e a arquitetura verde também fazem parte do diálogo em menor escala.
 
 
O uso de várias hashtags como tentativa de ampliar o alcance das publicações é notável na nuvem de palavras: #slowfashion, #consumoconsciente, #feitoamao, #modafeminina, #modasustentável, #lookdodia, #compredequemfaz, #instafashion, #brechoonline
 
Quer saber mais? Fale com a gente: info@polisconsulting.com.br

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *