A todo momento, usuários das mídias sociais estão discutindo, trocando informações, opiniões e interagindo entre si. Essa situação, se bem aproveitada, possibilita que sua marca ganhe impulsos pontuais (mas muito valiosos) com assuntos que estão em alta em certos momentos.

 

Portanto, é essencial estar atento às movimentações das redes, de seus consumidores, público-alvo e até mesmo competidores. Assim, sua marca terá uma ação engajada e popular nas mídias sociais.

 

Monitore outras empresas

As ações de outras marcas (até mesmo da concorrência) podem gerar ótimas oportunidades de aumentar a visibilidade de seu negócio.

 

Isto porque, especialmente por meio do Twitter, até mesmo empresas conversam entre si. Como ainda predomina um posicionamento altamente formal e institucional de grande parte das companhias, quando empresas mostram comportamentos mais “humanizados” e espontâneos nas redes, isso é motivo de muitos comentários por parte dos seguidores.

 

Um exemplo simbólico é a interação entre Ponto Frio, Netflix e Banco Itaú que surgiu de um tuíte que colocava a dúvida: “qual o melhor social media: do @itau do @NetflixBrasil ou do @pontofrio”. Todas as três empresas responderam à mensagem, interagiram entre si e ganharam notoriedade até mesmo na imprensa brasileira com a ação.

 

Atenção às atividades nas redes sociais

Além das campanhas tradicionais de sua marca, é também fundamental se atentar aos acontecimentos pontuais que ocorrem em relação à sua empresa, para que seja possível dar respostas rápidas e bem pensadas.

 

Pode ser, por exemplo, que surja uma polêmica acerca da indústria em que sua marca está inserida, ou que uma nova companhia tenha anunciado que, em breve, entrará no mesmo ramo de mercado que você. Quando acontecimentos assim ocorrerem, as pessoas falarão sobre isso, e seus consumidores esperarão respostas.

 

Invista em influenciadores digitais

A internet já criou, e continua criando, inúmeras personalidades que compartilham suas rotinas e opiniões a todo momento pelas redes sociais. Essas “celebridades”, chamadas de influenciadores, são excelentes meios de anunciar sua marca de forma mais orgânica, pois seus seguidores valorizam muito suas recomendações e indicações.

 

Embora empresas já tenham iniciado campanhas de longo prazo com influenciadores, sua marca pode começar investindo em ações rápidas, como um vídeo curto no Instagram ou mesmo um tuíte que mencione seu produto e o recomende. Isso impulsionará a discussão acerca de sua marca.

 

Importante notar que o investimento não necessariamente precisa ser feito com os maiores influenciadores do mercado. Hoje, muitas companhias preferem investir em “influenciadores de nicho”, que embora não possuam milhões de seguidores, possuem um público mais fiel e mais específico, o que pode ser interessante a depender de seu objetivo.

 

vizia marca

VIZIA

 A Brandwatch já possui um serviço de monitoramento em tempo real das mídias sociais, para que você e seu time visualizem assuntos importantes e tomem as decisões corretas de marketing, tudo isso com uma interface agradável e uma ampla variedade de informações inteligentes.

 

Além disso, você não precisa depender apenas de dados sociais. Você pode comparar esses dados com outras fontes, como o Google Analytics, Buzzsumo, Salesforce e muito mais. O Vizia oferece mais de 10 integrações prontas para uso, projetadas para proporcionar uma maior compreensão do seu mundo de marketing.

 

Por fim, você pode compartilhar essas informações com qualquer pessoa na sua empresa ao distribuir painéis e relatórios para qualquer tela da sua rede.

 

Photo by Joao Tzanno em Unsplash