1- A Social Data Lab, em parceria com a Polis Consulting, utilizou a ferramenta BrandWatch para captação, qualificação e análise dos dados obtidos sobre a segunda temporada de Stranger Things. Foram analisados os dados de 594.550 postagens entre os dias 23/10/2017 e 05/11/2017 para entender o que os usuários comentaram antes, durante e após a estréia da segunda temporada de Stranger Things.
Os comentários sobre os dados estão nas legendas das imagens.
Numero de menções
2- Foram coletados os dados para esse estudo através da ferramenta BrandWatch entre os dias 23/10 e 05/11. Ele foi feito apenas com menções vindas de perfis brasileiros falando PT-BR.
Os dados são oriundos principalmente do Twitter (98%) e Instagram (1%), os outros 1% vem de sites de notícias, blogs e fóruns. Devido a limitações da API do Facebook, não conseguimos coletar menções espontâneas na plataforma.
Evolução de menções
3- O pico de menções sobre Stranger Things aconteceu no dia 27/10, data de lançamento da segunda temporada. As menções nesse dia variam desde usuários comentando sobre o lançamento, até relatos sobre já terem visto toda a temporada.
Principais horários
4- O pico de usuários comentando sobre a série se da entre às 22h e 00h59min, sendo o horário ideal para quem quisesse divulgar algum conteúdo relacionado a série.
Evolução de Menções
5- A Netflix é conhecida por liberar todo o conteúdo de uma temporada de suas séries de uma só vez, estimulando o chamado binge-watching. Relatos de usuários sobre já terem terminado toda a segunda temporada começam a aparecer logo no dia de lançamento, tendo o pico principal um dia após (28/10) e no dia seguinte (29/10), durante o final de semana. O segundo pico aconteceu 6 dias após o lançamento, no dia 02/11, dia de feriado nacional e no dia 03/11, onde em alguns lugares do país as pessoas emendam o feriado.
Sendo assim, é possível afirmar que os melhores dias para publicações relacionados a conteúdos como da Netflix é em dias em que a maior parte do público está em dia de descanso, assim você fará parte da conversação junto com os usuários.
 
Evolução de menções - Personangens
6- É possível perceber que após o lançamento da segunda temporada o público cita Eleven em menor volume do que anteriormente e dá espaço aos outros personagens da série, que foram mais explorados durante a trama. Menções ao Will e Mike chegam a ultrapassar as da Eleven no dia 29/10, devido ao episódio em que os dois amigos estão sentados conversando sobre estarem loucos juntos. Personagens secundários como Steve, Max e Nancy também roubam a cena e em alguns dias são mais citados que os personagens principais. As menções sobre Steve e Dustin evoluem praticamente juntas, assim como de Max e Lucas, condizendo com algumas cenas da série que os personagens interagem juntos. Personagens com pouco volume de citações foram suprimidos do gráfico.
 
Personagens mais citados
7- Eleven é a personagem caricata da série e foi a mais citada. Will recebeu muita atenção durante a segunda temporada, o que fez com que ele tivesse um grande volume de menções. Mike recebe grande atenção por ter sido o líder do grupo e estar meio perdido na temporada; muito das menções ao personagem são falando sobre o relacionamento dele com Will e Eleven.
Steve cresceu muito nessa temporada e recebeu um grande volume de menções por associação com Dustin, Nancy e Jonathan. Personagens com pouco volume de citações foram suprimidos do gráfico.
Nuvem de palavras Geral
8- Stranger Things gerou muita expectativa no público, que publicou em grande volume que iria assistir/ver a série “amanhã” (dia 27). Também houve um volume muito grande de usuários afirmando ter terminado a segunda temporada e comentando sobre o que tinham achado dela.
Há muitas citações sobre “maratona” e “maratonar” a série, e com isso, como muitas pessoas já terminaram de assistir no primeiro dia de lançamento, há muitos pedidos de não divulgação de spoilers entre os usuários.
Dentre os perfis mais citados estão o perfil oficial da própria @netflixbrasil, o perfil não oficial brasileiro de notícias sobre a série @strangertbr e o perfil de humor do usuário @luscas, citado em maior volume que o da própria @netflixbrasil devido ao alto número de RTs.
 
Nuvem de palavras - Eleven
9- As principais associações das citações a Eleven são sobre o Mike, pois estavam afastados e houve o reencontro no final da temporada. Hopper é a segunda principal associação devido aos personagens terem passado juntos a maior parte da temporada. Também houve muitas postagens sobre a tradução PT-BR do nome da personagem: onze, ou “on” na pronuncia encurtada.
 Nuvem de palavras - Will
10- As citações ao Will são menções sobre “uma amizade linda dessas” com relação a sua amizade com o Mike, que foi muito comentada pela aproximação dos personagens.
Também houve um grande volume de elogios a atuação de Noah, onde os usuários comentam sobre ele merecer muitos prêmios pela segunda temporada.
Muitos usuários comentaram sobre o sofrimento de Will na primeira e segunda temporada, alegando não querer que ele sofra mais na terceira.
Comentários sobre o filme “Abe” também aparecem nas menções ao personagem, pois o ator Noah Schnapp fará um filme com a participação do Seu Jorge.

 
 Nuvem de palavras Mike
11- Como citado anteriormente, Mike está muito ligado a Eleven e Will. As citações envolvendo o personagem são em primeiro lugar em relação à Eleven, devido ao reencontro e beijo dos personagens, gerando também o termo “mileven”. Quando analisamos os termos relacionados ao Will, eles são semelhantes ao dito anteriormente, os usuários comentam sobre a linda amizade entre os personagens, principalmente devido a cena em que ambos acreditam estarem ficando loucos.
 
Nuvem de palavras Dustin
12- Dentre as citações ao Dustin, o que se destaca são os usuários comentando sobre “as melhores coisas da segunda temporada”, que são as novas relações entre Dustin e Steve e entre Eleven e Hopper.
Em menor volume os usuários também comentaram sobre a relação do personagem com o seu demodog.
Nuvem de palavra - Lucas
13- A principal associação ao Lucas é a Max, os usuários comentaram muito sobre eles serem muito “fofos juntos” e que “são o melhor casal”. Dustin também é comentado junto ao Lucas devido a disputa entre os dois pela Max.
Outro tópico que foi bastante comentado foi a Erica, irmã do Lucas, os usuários pediram e comemoraram que ela terá mais espaço na terceira temporada.
 
 Nuvem de palavras - Max
14- A principal associação da Max é o Lucas, e os comentários de serem muito fofos juntos e serem o melhor casal também aparecem aqui.
O segundo tópico mais citado é a Eleven. Mesmo tendo poucas cenas juntas, a rivalidade da Eleven com a Max não passou em branco e alguns usuários reclamaram disso, pois imaginavam que elas poderiam ser amigas.
 
Nuvem de palavras - Steve
15- Como na série, o personagem Steve está muito ligado ao Dustin e esse foi o principal assunto em torno dele. Logo em seguida ele é conectado com o Jonathan e a Nancy, onde muitos usuários comentam sobre a relação de “triângulo amoroso” entre os três personagens, mas enfatizam a atitude boa do Steve em relação as novas escolhas de Nancy.
Também há um volume considerável de usuários comentando sobre a diferença do personagem na primeira e segunda temporada, que antes ele era um “embuste” e agora está se tornando um personagem carismático.
 
Nuvem de palavras - Nancy
16- Nancy está muito ligada ao Jonathan e Steve, o “triângulo amoroso” é o principal assunto entre os três personagens. Os usuários debatem sobre as atitudes de Nancy, sobre a cena que a personagem estava bêbada e discute com Steve, e sobre a cena que finalmente ela e Jonathan ficam pela primeira vez.
As associações com o Billy são em relação a um tweet com muitos RTs do perfil @strangertbr, onde é publicado uma matéria de opinião do site Vice elegendo a Nancy como pior personagem da segunda temporada. Os usuários responderam que “aparentemente o site não viu o Billy na série”.
Houve um volume considerável de usuários comentando que passaram a gostar mais da personagem depois de uma das cenas finais do último episódio, onde ela tira o Dustin para dançar por ele estar sozinho e levar muitos foras no Snow Ball.
Em menor volume, os usuários comentaram sobre empoderamento feminino, que a personagem representa de alguma maneira na série.
 
Nuvem de palavras - Jonathan
17- Jonathan é muito associado a Nancy e Steve, com os mesmos comentários sobre o triângulo amoroso. Alguns usuários queriam muito que Nancy e Jonathan ficassem juntos, mas com a mudança comportamental de Steve, esse público ficou dividido. Em menor volume há muitos elogios ao personagem como irmão, que ajuda em tudo que é possível nos problemas do Will. Também há um volume pequeno de usuários comentando sobre a beleza/fofura do personagem e da semelhança dele e de Steve com o cantor Harry Styles.
Nuvem de palavras - Hopper
 
18- A relação de Hopper e Eleven foi muito elogiada nas redes sociais, assim como a de Steve e Dustin. Muitos usuários o definiram como o paizão da série.
Ainda sobre a relação com Eleven, o público comemorou o fato de ambos se tornarem uma família, pois um complementa o outro.
Em volume menor, usuários torcem e se perguntam se são os únicos a “shipparem” algo entre Hopper e Joyce, que por incrível que pareça, é uma das personagens citadas em menor volume.
 
Nuvem de palavras - Joyce
19- Joyce está muito ligada ao seu filho, Will, devido a toda relação construída entre as personagens. Muitos usuários afirmam que queríam ter a Joyce como mãe, pois ela faz de tudo pelo filho.
A segunda associação é ao Hopper, muitos usuários desejam que eles fiquem juntos, mesmo com a aparição de Bob, que agora já não existe mais.
Muitos usuários fizeram brincadeiras sobre querer ver a surpresa da personagem ao abrir sua geladeira e encontrar um Demogorgon morto, assim como sobre imaginar o trabalho dela para limpar toda sua casa após todos os acontecimentos.

 
20- Se sua empresa ou marca está precisando de ajuda com seus dados de canais proprietários ou de menções espontâneas, entre em contato conosco.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *