Embora frequentemente os termos mídias sociais e marketing de conteúdo sejam confundidos pelas suas semelhanças, é essencial saber que os dois possuem características distintas e, ao invés de se substituírem, na verdade se complementam e podem ajudar a sua marca a dar passos importantes nas redes sociais.

 

O marketing de conteúdo é a técnica de fazer publicações de qualidade e bem direcionados, que irão impulsionar a imagem de sua marca, pois criam conexões com o seu público alvo. As mídias sociais, de forma complementar, são os meios de comunicação virtual que darão voz ao conteúdo que foi elaborado, de forma a “espalhar a palavra” pela internet e captar a atenção de possíveis clientes.

 

Agora que sabemos que mídias sociais e marketing de conteúdo são conceitos diferentes (mas que se relacionam), e que ambos são ferramentas importantes para ajudar a sua marca a ser divulgada nos meios virtuais, vamos dar dicas importantes para você que pretende coordenar ambas estratégias para melhorar seus anúncios e sua reputação nas redes sociais.

 

Ter objetivos claros

 

Essa dica é válida para qualquer tipo de campanha publicitária ou estratégia de promoção de sua marca. Sempre deve-se ter em mente qual o perfil de seu público para que se adeque qual conteúdo é interessante para ele. Em outras palavras, é necessário saber que tipo de marketing de conteúdo chamará a atenção de seus clientes e possíveis clientes.

 

Para se definir tal foco, é importante que a marca tenha uma meta interna bem definida, para depois pesquisar o que seu público acha atrativo e dar início à estratégia. Por exemplo, seu objetivo é conquistar novos clientes? Superar uma crise? Construir uma comunicação mais direta e intimista com seu público? A escolha de sua tática está ligada à resposta dessas perguntas.

 

Utilizar as redes sociais corretas

 

Se você for divulgar sua marca de uma forma tradicional, distribuindo panfletos, deverá escolher um local coerente com o objetivo e público da sua empresa para fazer a campanha, correto? Com a divulgação via mídias sociais, a lógica é a mesma. Como as redes são cada vez mais variadas e as pessoas tendem a se dividir na escolha de qual rede utilizará como principal, sua estratégia de marketing terá muito mais sucesso se houver uma pesquisa anterior definindo qual rede social é a mais apropriada para o seu caso.

 

Anúncios e campanhas podem ser feitos no Facebook, Twitter, LinkedIn e tantos outros meios. A depender de seu público e de seu objetivo, cada rede social terá uma eficácia diferente, que também está associada ao alcance de pessoas e ao custo que vai gerar a publicidade nesses sites.

 

Caso você tenha dificuldade em identificar qual rede social é a mais apropriada, recomenda-se a realização de pequenos testes (anúncios de alcance limitado) em algumas redes para que se defina a melhor ou as melhores opções para o anúncio.

 

O acesso a recursos de social media

 

Você certamente notou, no desenvolvimento deste artigo, que a coleta de dados e informações sobre seu público é de fundamental importância para um direcionamento preciso de sua estratégia envolvendo marketing de conteúdo e mídias sociais.

 

Embora existam meios “artesanais” de se obter esses dados, não há maneira mais confiável, precisa e organizada do que aplicativos e ferramentas próprias para este fim. São recursos que te ajudarão com a obtenção de informações por meio de palavras-chave, comportamento de seu público nas redes, análise da concorrência e tantos outros critérios que só um programa inteligente é capaz de utilizar corretamente.

 

Por isso, a dica final é investir em ferramentas dinâmicas que gerem resultados confiáveis e atualizados da imagem da sua marca nas redes. Assim, todas as outras estratégias para aproveitar o potencial das mídias sociais terão muito mais sucesso e objetividade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *