A São Paulo Fashion Week é o evento de moda de maior importância do Brasil. Criada há 22 anos por Paulo Borges, a SPFW vem se reinventando de tempos em tempos. Mesmo com orçamento reduzido, a semana de moda ficou com a sensação de dever cumprido, afinal foram 29 desfiles em 6 dias, sendo que um desses desfiles inovou, tendo toda a produção das peças em crochê feita por presidiários.

Todos os anos a semana de moda de São Paulo leva um público variado que gosta de moda e acompanha as tendências do mundo fashion. Em sua maioria, as mulheres representaram cerca de 77% do público geral, e 23% representaram os homens.

 

 

METODOLOGIA

Os termos usados para pesquisa foram:

  • São Paulo Fashion Week
  • SPFW
  • SPFW45
  • SPFWN45

 

As hashtags mais usadas para pesquisa foram:

  • #spfw
  • #spfwn45
  • #saopaulofashionweek

 

Slide5 - Metodologia

 

 

Principais Insights – SPFWN45

Do dia 21 a 27 de abril de 2018 foram geradas mais de 20 mil menções sobre a São Paulo Fashion Week.

Total Menções Captadas sobre SPFW
23.037

 

Autores Únicos
9.283

Nesta última edição analisamos mais de 20 mil menções feitas por mais de 9 mil autores únicos. O alto número de autores únicos mostra que a maioria das pessoas que mencionaram o evento, publicaram fotos de look do dia, imitando as blogueiras de maior representatividade no Brasil e no mundo.

A cobertura dos site e blogs influentes como o da Lilian Pacce e Capricho também gerou bastante buzz, já que quem não pôde ir ao evento conseguiu acompanhar as análises das coleções feitas pelos redatores desses canais de notícias.

 

Evolução de menções

No dia 24/04 houve um pico de menções que gerou 5.251 menções, sendo que 844 delas foram à respeito da exBBB18 Paula Amorim, que foi convidada para assistir ao desfile do Amir Slama ao lado do maquiador Fernando Torquatto.

 

Slide7 - Evolução de menções

Durante o período analisado, o maior pico de menções aconteceu no dia 24 de abril, sendo que 844 menções foram por causa da ex BBB Paula Amorim, que foi convidada do estilista Amir Slama e sentou ao lado do maquiador Fernando Torquatto. Os internautas postaram frases de apoio, e outros reclamaram do fato de uma ex – BBB ter tamanha projeção em um evento de moda desta importância.

 

 

Volume por hashtags

 

A análise por volume mostra a diversidade de hashtags usadas pelos internautas durante o evento analisado.

 

A nuvem de hashtags dá uma dimensão real do que os internautas estão postando, abaixo uma lista das 10 hashtags mais usadas durante o evento.

 

 

Slide8 - Nuvem de palavras hashtagstop 10 hashtags slide 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nuvem de palavras – SPFW

Os principais termos mencionados durante o período analisado em forma de nuvem de palavras.

Slide9 - Nuvem de palavras geral

 

 

Categorias – Marcas

 

As marcas que desfilaram na São Paulo Fashion Week N45

 

A marca de moda praia Água de Coco convidou a cantora Anita para fazer a trilha sonora do seu desfile, por este motivo o volume de menções foi tão alto em relação às outras marcas. No dia em que ocorreu o desfile, o pico foi de 636 menções.

 

Slide10 - Categoria de Marcas

 

 

 

Categorias – Influenciadores

 

Quais influenciadores ainda estão em alta na São Paulo Fashion Week.

 

Slide11 - Categoria de Influenciadores

 

Os influencers são os convidados queridinhos das marcas que apresentam suas coleções, pois geram bastante buzz e atraem compradores antes mesmo das coleções irem para as araras.

 

Os ex BBB ainda são maioria no volume de menções analisadas, foram mais 1200 menções, sendo que somente no dia 25/04 os internautas mencionaram a Ex BBB Paula Amorim 844 vezes.

 

Os Digital Influencers vem em segundo plano com 296 menções durante o período analisado.

 

 

 

Nuvem de palavras – Marcas

 

Slide12 - Nuvem de palavra das marcas

 

João Pimenta foi mencionado 471 vezes pois desfilou pela primeira vez sua coleção feminina e gerou muitos comentários entre os internautas.

 

Já o Projeto Ponto Firme foi mencionado 333 vezes, por ser sua estreia em uma semana de moda, já que foi uma coleção feita totalmente por presos.

 

Conseguimos ver a expressividade das categorias mais comentadas na nuvem de palavras de marcas. Podemos destacar João Pimenta que foi mencionado 471 vezes, o estilista que antes só desfilava sua coleção masculina, estreou no evento sua coleção feminina que foi muito aplaudida e bastante comentada.

O estilista Gustavo Silvestre é o cabeça por trás do Projeto Ponto Firme que de destacou ao desfilar uma coleção inteira produzida por presidiários em São Paulo.

 

 

 

Principais termos por tendência de conversas

 

Através do gráfico de tendências podemos verificar que o estilista Ronaldo Fraga e a ex BBB Paula Amorim ainda são trending topics mesmo depois do término do evento. Ronaldo que se inspirou na tragédia de Mariana em suas criações marcou presença nas redes sociais de forma bastante positiva. Por ser um estilista polêmico, Ronaldo sempre se destaca na São Paulo Fashion Week por trazer temas pouco comuns e desafiadores.

Slide13 - Termos por tendência

 

 

 

Volume x redes sociais

 

Por ser uma rede feita para compartilhamento de imagens, o Instagram é sem dúvida a rede social preferida entre os internautas que mencionaram a São Paulo Fashion Week no período analisado. Foram 12.950 menções distribuídas entre fotos de look, dos desfiles e da instalação no local do evento. O Twitter fica um pouco atrás com pouco mais de 9mil menções.

 

Slide14 - Volume x redes sociais

 

O Instagram é sem dúvida a rede social preferida entre os internautas que mencionaram a São Paulo Fashion Week no período analisado. Foram 12.950 menções distribuídas entre fotos de look, dos desfiles e da instalação do local do evento.

 

O Twitter fica um pouco atrás, com pouco mais de 9 mil menções.

 

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