Pessoas e marcas cada vez mais estão inseridas nas redes sociais, e com isso, uma necessidade que vem se fazendo crescente é a de capturar e interpretar os dados que as redes podem fornecer, para que se utilize isso como forma de fazer crescer a visibilidade dessa pessoa ou dessa empresa.

 

Dois conceitos importantes que foram desenvolvidos para que você extraia o melhor das mídias sociais são o Social Media Intelligence e o Social Listening, que muitas vezes podem ser colocados praticamente como sinônimos, mas entre eles há diferenças importantes que é essencial você saber.

 

A diferença entre social media listening e social media intelligence

 

Portanto, os dois conceitos não são sinônimos, embora seja correto dizer que se complementam. Mas afinal, qual a diferença entre ambos?

 

A prática do Social Listening (do inglês, “ouvido social”, nome que já dá uma pista de sua funcionalidade) consiste em capturar dados das redes de forma abrangente e direcionada. É dessa forma que é possível identificar o que estão falando de sua marca, e em qual rede social.

 

Já o Social Media Intelligence (“inteligência de mídia social”) é a etapa na qual todos os dados, conversas e opiniões capturadas nas redes pela prática do Social Listening serão interpretados e detalhados com ferramentas que trarão informações extras de grande utilidade, como veremos exemplos a seguir.

 

Possibilidades do Social Media Intelligence

 

A tarefa de interpretar o mar de dados que vêm das redes sociais não é simples, por essa razão bons programas que lidam com inteligência de mídias sociais devem possuir uma grande variedade de critérios, filtros e perspectivas.

 

Essas ferramentas possuem um leque de maneiras para filtrar o conteúdo obtido pelo Social Listening: data, localidade, tipo da página, estatísticas das redes, opinião das pessoas, número de visitantes no site, gênero, etc.

 

Todos esses filtros te ajudarão a compreender melhor o retorno de seus clientes e as expectativas e exigências daqueles que ainda não se tornaram consumidores de sua marca, o que lhe dará uma enorme vantagem para planejar suas próximas estratégias com inteligência.

 

Com toda informação obtida pela fusão entre Social Listening e Social Media Intelligence, os dados serão distribuídos em categorias e subcategorias que organizem e mostrem com clareza o resultado do trabalho.

 

Essa última fase, de organização e disposição de informações, além de tornar os resultados mais evidentes e fáceis de interpretar, os tornarão acessíveis para que sejam apresentados aos funcionários da empresa, ou mesmo possíveis anunciantes e parceiros.

 

Recursos dessa espécie incluem painéis (dashboards/command centers) com resumos dos dados, alertas, relatórios e muitas outras formas para que qualquer interessado acompanhe o que se passa nas redes sociais em relação àquela pessoa ou marca.

 

 

Quer saber mais sobre como o social Intelligence pode ajudar sua empresa e os resultados de suas campanhas? Fale com a gente!

 

 

Photo by rawpixel.com on Unsplash

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *