Como medir sua campanha de mídias sociais em 5 passos

Medir uma campanha de mídias sociais pode não ser a parte mais divertida do trabalho, mas é a que mais nos ajuda a otimizar os resultados
Como avaliar sua campanha de mídias sociais em 5 passos
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Para muitos profissionais de marketing, medir uma campanha de mídias sociais pode não ser a parte mais divertida do trabalho. Mas é certamente a que mais nos ajuda a otimizar os resultados.

Se você, ao medir uma campanha de mídias sociais, percebe que os números estão do seu lado, parabéns: você está no caminho certo. Embora sempre haja espaço para melhorar, né?!

E há, também, o outro lado da moeda. Se você perceber que seu desempenho nas mídias sociais está longe do esperado, a análise de campanhas passadas pode ajudar sua equipe a entender o que de fato funciona e qual rumo sua empresa deve tomar.

Pois é, ficar de olho nos resultados da sua campanha de mídias sociais é muito importante.

Por isso, a Socialinsider publicou um artigo explicando como medir o sucesso das suas campanhas a longo prazo e como encontrar as respostas certas antes de divulgar novas campanhas.

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1. Defina a meta da sua campanha de mídias sociais

O planejamento é a chave para uma campanha de sucesso. É por isso que você precisa definir algumas metas iniciais e, em seguida, selecionar métricas que se correlacionem com essas metas.

Evite a ambiguidade, alinhe suas expectativas com a realidade e decida qual é o verdadeiro propósito da sua campanha. Se você deseja aumentar o awareness da sua marca, as vendas, atrair mais público ou aumentar seu engajamento, tenha isso em mente desde o início.

Ah, uma dica: suas campanhas de mídias sociais passadas podem mostrar quais dessas metas foram facilmente atingidas e quais exigem mais energia.

2. Escolha uma ferramenta confiável para medir seus resultados

Dependendo das metas definidas, você terá uma ampla variedade de plataformas e/ou ferramentas que podem auxiliar ao longo do processo – algumas mais adequadas para a sua necessidade em específico.

Se você precisa de uma ferramenta de social listening (escuta social) ou análise de mídias sociais, por exemplo, pesquise direitinho para ver qual é mais adequada.

Claro, você pode começar de baixo em termos de investimento, fazendo bom proveito das ferramentas de análise nativas das próprias redes sociais. Mas é importante lembrar que, quanto mais você se aprofunda sobre o seu desempenho nas mídias sociais, mais você será capaz de melhorá-lo.

E isso terá efeito no comportamento do público frente à sua marca, sem contar o ROI.

3. Determine os KPIs da sua campanha de mídias sociais

Alguns KPIs (indicadores-chave de desempenho) dizem mais sobre a sua presença nas mídias sociais do que outros.

O engajamento, alcance e a evolução de seguidores são, hoje em dia, algumas das principais métricas que os profissionais da área estão usando. Então, ter um acesso rápido a elas é uma grande economia de tempo.

Novamente, você pode obter esses dados diretamente das próprias redes sociais, sem se aprofundar muito no assunto, ou pode recorrer a uma plataforma especializada em análise de mídias sociais para compreender seus resultados detalhadamente.

  • Taxa de engajamento

O engajamento por postagem é, de longe, a principal preocupação de qualquer profissional de mídias sociais na hora de montar um calendário de conteúdo ou, até, uma estratégia completa.

Muitas marcas tentam obter a “fórmula mágica” que criará conteúdos certeiros para a audiência – seja ajustando as legendas, adicionando hashtags, emojis e revisando cuidadosamente as mensagens que elas querem passar.

Mas, para acompanhar esses ajustes, é necessário verificar constantemente as métricas de engajamento.

Ferramentas de análise nativas do Facebook ou Instagram, por exemplo, oferecem uma ótima prévia dessas métricas. No entanto, você terá que alternar entre os aplicativos constantemente a fim de obter insights – nem sempre conclusivos.

Para facilitar as coisas, plataformas de análise terceiras, como a própria Socialinsider, já reúnem todas as informações de que você precisa, além de apresentá-las de forma rápida e intuitiva.

Normalmente, dar uma olhada nos posts que tiveram desempenhos acima da média pode indicar a resposta que você tanto buscava e o que pode ser melhorado.

  • Alcance

O alcance nas mídias sociais também é super importante, pois revela quantos usuários únicos viram sua postagem. Ou seja, até onde ela chegou?

Portanto, é uma métrica obrigatória para avaliar seu desempenho.

Se você deseja ver a eficácia da sua campanha, orgânica ou paga, pode acompanhar o alcance diário das suas postagens, bem como o alcance médio de todo o período em que a campanha esteve rodando.

  • Impressões

Você está elaborando ideias e mais ideias para sua campanha de mídias sociais a fim de que elas viralizem? É aqui que entram as impressões.

São elas que informam o número de vezes que determinado conteúdo foi exibido, independentemente de ter sido clicado ou não.

Se você notar um grande número ao monitorar essa métrica, significa, na melhor das hipóteses, que você tem seguidores verdadeiramente leais e dedicados, tão interessados no seu conteúdo a ponto de vê-lo várias vezes.

Por isso, quando você estiver analisando sua campanha de mídias sociais, certifique-se de checar as impressões.

4. Benchmarking: como sua campanha se saiu?

Depois de revisar todos os seus esforços, é hora de ver o que seus concorrentes estão aprontando.

O benchmarking é uma ótima maneira de entender como você se compara a eles nas redes sociais, além de identificar o que eles estão fazendo de melhor ou pior.

Você pode ver quantas postagens você e os concorrentes têm em dado período de tempo, mas também pode comparar: engajamento, engajamento médio, alcance, impressão, evolução de fãs, entre outras métricas.

5. Crie relatórios de desempenho

Ao usar uma plataforma de análise de mídias sociais para medir seu desempenho, você pode ter uma imagem abrangente de todos os seus canais, criando relatórios completos para todos os dados mencionados acima.

Na Socialinsider, por exemplo, é possível criar um relatório que o ajudará a reunir dados de todas as redes sociais que você usa, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn e TikTok.

Essas informações permitem que você tenha uma visão geral dos resultados obtidos e mostram se os esforços realmente estão valendo a pena.

A longo prazo, os relatórios de mídias sociais também ajudam a tirar conclusões sobre como suas postagens em todas as plataformas se interligam e qual plataforma atende melhor aos seus KPIs.

Assim, você saberá onde investir mais, onde cortar seu orçamento e onde aumentar seus esforços.

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Para saber mais, mande e-mail para marketing@polisconsulting.com.br.

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